Bisbilhoscópio, por trás da magia! - Com que roupa eu vou?
Algo essencial para composição de um personagem é seu figurino. Na serie Harry Potter temos ele chefiado de perto por Jany Temine, a 10 anos cuidando dos figuros da todos os personagens, algumas horas elogiados, outras horas envolvidos em polêmicas. Vamos conhecer agora um pouco desse processo todo.
Claro que para a criação dos figurinos, além da base na personalidade do personagem, é explorada toda a ambientação da velha Inglaterra, com trajes típicos e bem aconchegantes. Cada peça é possuem ao menos 4 peças iguais, um para o ator principal, seu substituto, o duble e um para emergência, isso tudo incluindo sapatos, gravatas, meias, luvas e principalmente os casacos, lembre-se que se um dos figurinos fica manchado, cortado ou rasgado por algum motivo durante as cenas os outros devem ser marcados da mesma maneira. Quem dá conta de fazer tudo isso é a equipe de figurinistas e assistentes que ultrapassa seus 100 integrantes, claro que antes de um ator vestir seu figurino ele passa pelas mãos de Jany Temine, que é quem dita o que vai ou não pra telas e todos os figurinos são feitos em Leavesden mesmo.
Alguns vestidos e trajes como os do baile de inverno ou do casamento de Fleur e Gui, são feitos pela própria figurinista e dois deles gerarão muita polemica.
Não era azul? O primeiro grande desafio para Temine foi o vestido de Hermione em o cálice de fogo, o grande desafio foi acompanhado de muita pressão e uma enorme polemica. Nos livros, Jk Rowling descreve o vestido de Hermione numa cor “azul bebe “ já na adaptação para o cinema foi Emma Watson quem preferiu o Rosa, claro que a culpa recaiu sobre a figurinista, que alegou junto com Watson que a cor daria mais impacto a transformação da personagem, além de dar um ar mais romântico e adorável. Com tudo, Watson, mesmo usando o vestido na cor errada, acabou levando a cena por si só e estando como se esperava, deslumbrante.
O vestido de noiva do casamento de Gui e Fleur movimentou o mundo da moda. O motivo? Ele é praticamente idêntico a um modelo criado em 2008 pelo estilista Alexander McQueen, morto em 2009, para sua coleção de outono. A semelhança dos vestidos é tanta que a impressão internacional questiona a assinatura do mesmo. Em nenhuma entrevista Jany cita qualquer tipo de influencia de McQueen, que inclusive já foi usado por Sarah Jessica Parker. Apesar do clima macabro do longa, para o vestido de noiva, Jany disse ao Los Angeles Times que queria algo que tivesse estilo de bruxa, mas que não lembrasse em nada uma fantasia de Halloween. Ela ainda alegou que o pássaro no vestido trás a lembrança da noiva e do noivo, formando um coração.
Mesmo com tantas polemicas e criticas negativas e positivas, os figurinos de Harry Potter já foram indicados ao Oscar e a outras premiações , assim como tudo no mundo do cinema tem seus altos e baixos e apesar de tantas polemicas, Jany Temine parece ter feito bem o seu trabalho.
Vejo que você aceitou minha sugestão sobre os figurinos!
ResponderExcluirÓtima matéria :D
Ótima matéria! +1 Admiro muito o trabalho dos figurinistas de HP porque é sempre impecável :)
ResponderExcluirMto boa esta reportagem....mais o vestido do baile da hermione fica lindo no corpo, mandei fazer e ta quase acabando(yn)....valew
ResponderExcluir