Aparata! Entre nesse mundo - Gringotes

2 comentários

Sejam muito, muito, muito bem vindos ao Aparata dessa semana. Hoje iremos a um local de muita segurança, portanto, devemos aparatar do lado de fora do prédio e seguir nossa excursão caminhando. Aparatando ao Banco Gringotes!


"Entrem, estranhos, mas prestem atenção
Ao que espera o pecado da ambição,
Porque os que tiram o que não ganharam
Terão é que pagar muito caro,
Assim, se procuram sob o nosso chão
Um tesouro que nunca enterraram,
Ladrão, você foi avisado, cuidado,
Pois vai encontrar mais do que procurou."


O Gringotes é o banco dos bruxos, com filiais em vários países. O de Londres fica localizado no Beco Diagonal em um edifício de mármore branco. É sem dúvida um dos locais mais seguros para se guardar coisas. Ele é administrado por duendes e seus cofres se localizam centenas de quilômetros abaixo do solo. Ao nos aproximarmos do prédio encontramos portas de bronze muito polidas e um duende de guarda, que veste uniforme vermelho e dourado. Após o retorno de Voldemort, em 1996, a segurança de Gringotes aumentou tanto que as retiradas dos cofres demoravam mais de uma hora.

As inscrições citadas acima são encontradas logo no hall de entrada do banco, onde se encontram dois duendes e portas de prata (onde foram gravadas as palavras). Logo depois de passarmos por essas portas, encontramos um amplo salão de mármore, onde ficam mais de cem duendes sentados em bancos altos atrás de um longo balcão escrevendo em grandes livros-caixas, pesando moedas em balanças de latão e examinando pedras e outros materiais preciosos. Ali no hall é possível fazer trocas, câmbios e é onde os bruxos apresentam as chaves dos seus cofres para fazer retiradas e depósitos. Ali também há um grande número de portas, todas guardadas pelos duendes, que acompanham pessoas que entram e saem dos cofres. Passando por essas portas encontramos passagens estreitas de pedras iluminadas por archotes, que levam aos cofres subterrâneos.

Não só duendes trabalham no Gringotes. Há registros de bruxos que passaram por lá, como Gui Weasley, que trabalhou no Egito quebrando maldições de lugares como as pirâmides, para recuperar tesouros para o banco. Fleur Delacour foi estagiária do Gringotes, para aperfeiçoar seu inglês.

São mais de setecentos cofres no banco. Eles podem ser abertos de várias maneiras. Maioria são abertos por chaves pequenas. Outros são guardados por feitiços e encantamentos, ou até mesmo dragões fazem a segurança de alguns.

Temos registro dos cofres 687, pertencente a Harry Potter, 711, que pertencia a Sirius Black, 713, o que guardava a Pedra Filosofal (era de alta segurança e não possuía fechaduras). Há também o cofre dos Lestrange, que é guardado por dragões. Possui uma grande quantidade de objetos de grande valor e em 1997 Lord Voldemort pediu para Belatriz Lestrange guardar uma horcrux (a taça de Hufflepuff) lá dentro, a fim de escondê-la.

Vale lembrar que o Gringotes também faz câmbio entre dinheiro trouxa e moedas bruxas. Que tal abrir uma conta aqui?


2 comentários: