Filme britânico, continuação e ficção cientifica: Harry Potter e as Reliquias da Morte parte 2 ganhará o Oscar?

1 comentários

A divulgação da Warner parece empenhada em demonstrar a academia que depois de tanto tempo, os filmes da serie Harry Potter finalmente merecem um Oscar. Deixando o coração de lado e o analisando friamente, diria que o ultimo filme da serie merece o Oscar e mesmo com prós e contras, ainda temos grandes motivos para acreditar que vamos ver David Heyman saindo do Kodak Theater com uma estatueta dourada na mão.

Levar as telas de cinema uma serie de livros tão elogiada e fazer com que os fãs não a abandonem, já se torna uma grande vitória, adaptações são geralmente frágeis e os livros sempre tem mais adeptos do que os filmes. David Heyman, tratou Harry Potter com tanto entusiasmo quanto JK Rowling teve a escreve-lo.  Atores consagrados emprestaram um pouco de sua magnitude a serie, a fotografia é perfeita em quase todos os filmes, os cenários brilhantes, os efeitos especiais incontestáveis, os figurinos magníficos, a maquiagem inacreditável. Em termos técnicos Harry Potter sempre teve tanto, e até mais motivos para levar uma estatueta dourada do que qualquer outro filme americano.

Em mesmo parâmetro, tão incontestável quanto as qualidades técnicas do filme, é sua repercussão. Foram nada mais, nada menos que 3 milhões de pessoas ao cinema só no final de semana de estreia, milhões e milhões de elogios, de um total de mais de 80% de criticas positivas, foram poucos os que ousaram contestar o brilhante final da serie.  É claro que esse fator é levado em conta, principalmente numa era onde as pessoas estão deixando o Oscar de lado. A academia quer atrair publico, e deixar de fora da festa, o maior e mais elogiado filme do ano, está fora de questão.

Entretanto, burburinhos mais prováveis nos trazem de volta a estaca zero. Estamos falando na possibilidade de um filme britânico, com direção britânica, de elenco britânico – ou seja “Deus salve a rainha!” -  ganhar um premio americano. Imagina o quão complicado será a eles reconhecer um filme de ficção – algo que eles já não gostam – e ainda mais britânico. Seria o mesmo que deixar o rival ganhar de você em casa. Alguns dizem que esse “orgulho americano” já não existe a anos, fato ou não, dá pra contar nos dedos das mãos quantos filmes britânicos ganharam um Oscar e esperar que Harry Potter faça o que antes parecia impossível, talvez seja esperar de mais de um filme que nunca antes levou uma “dourada” pro outro lado do oceano. 

No pouco que acredito fielmente, diria que existe tantos fatores negativos quanto positivos, os quais a explicação tornaria esse artigo extenso de mais, por tanto me sinto no direito de apenas cita-los; Filme de sequencia, adaptação literária, ficção, protagonista adolescente, e ainda não devemos esquecer que Harry Potter não depende só dele para ganhar o Oscar, a concorrência existe e ela é grande. Porém, se o que querem é apenas festa fiquem tranquilos, David e companhia são presenças garantidas em Los Angeles, saindo de lá com uma estatueta na mão ou não.

Opinião de
Mama Vilella


1 comentários:

  1. Mama, você escreve bem pra caraaaaaaaaaaaamba e seu tumblr é lindo que eu até choro vendo hahahaha. Beijos x

    ResponderExcluir