Bisbilhoscópio, por trás da magia! - Capricho & Harry Potter: O eterno caso da falsidade pra atrair o publico.

24 comentários

A "Capricho" é do tempo da minha mãe. A revista foi criada em 1952 e sofreu milhões de modificações até chegar no formato que tem hoje, e agora todo mundo sabe que mais do que apenas matérias a "Capricho" comete erros grotescos em quase todas as suas edições. A revista da editora Abril - a melhor editora do país - é direcionada ao publico jovem feminino e parece ter vida própria, o intuito dela é ser "sua melhor amiga" porém me parece mais uma "amiga burra que não gosta de Harry Potter e finge gostar pra ter algo pra conversar com você". 

Não é de hoje que a revista vem cometendo erros que vão além de errar o nome, a fonte, o numero do filme, o enredo, a foto, o local, essas coisas que parecem bobas e pequenas mas que são fundamental pra dar credibilidade a uma revista que quer ser "sua melhor amiga". No entanto, eu não resolvi criar este artigo pra dizer o quanto a Capricho erra e mesmo assim vem influenciando as crianças - foi ela quem "fez" Crepúsculo, muito mais que a própria Meyer -  quero falar do quanto a revista se mostra falsa a falar, criar matérias, e até mesmo citar Harry Potter, seja na capa, na contra capa, algumas matérias ou nas entrelinhas. 

Todo mundo ganhou alguma edição com capa dupla ou tripla, menos Harry Potter. Até aqueles meninos que eles vendem como se fosse mercadoria, provando sua futilidade em nível master, até mesmo vampiros que brilham. Já parou pra observar que não há um único paragrafo citando Harry Potter em que não haja ao menos um singelo erro? Desde chamar "Reliquias da Morte parte 1" de sexto filme - pra eles não existiu "Enigma do Príncipe"-  até digitar Ema Watson, ou dizer que Robert Pattinson havia feito "A Ordem da Fênix" ao invés de "O Cálice de fogo". Erram nomes de atores, datas, locais de nascimento, e até mesmo algo tão banal quanto a sequencia dos filmes. Se nunca gostou, porque se dá ao trabalho de editar uma matéria completamente errada, fútil e desnecessária para ser capa da revista? 

Ao longo dos anos você percebe que a revista parece "obrigada" a falar sobre Potter e seus filmes, que já foram capa mais de 13 vezes e em todas elas sempre havia algum erro, por menor que seja. Será que a "Capricho" nunca percebeu que o publico de Harry Potter é mais inteligente que eles? Que é difícil tentar manipular Potterheads como eles fazem com Twilighters? Na matéria desta semana em que a revista diz "UM BEIJO HARRY POTTER" visando o crescimento de "The Hunger Games" que também é uma adaptação literária que virou filme  - uma trilogia - deixa claro que agora os "tributos" são seus alvo, seus novos bonequinhos de manipulação, o que pra nós gera um certo alivio pois finalmente a Capricho assume a posição que sempre devia ter adotado: De alguém que não tá mais nem aí pra Harry Potter. 

Graças a Merlin, nós nunca precisamos da Capricho mais do que ela precisou de nós. Harry Potter nunca diminuiu seu publico ou deixou de se tornar a terceira maior bilheteria ou fazer de Emma Watson uma paixão mundial, pela falta de atenção que teve da revista que é classificada como adolescente mas devia ser chamada de infantil. Pra nossa sorte não vamos ter que ler mais nenhuma asneira sobre a serie, afinal, assim como alguns grandes sites potterianos que fecharam as portas meses depois do fim, a revista Capricho agora tem "The Hunger Games" e mais um filme da saga "Crepúsculo" pra o qual ser fútil, não é preciso mais falsidade com Potterheads e com nada que envolva o nome da serie, graças a deus o fim serviu pra algo: Mostrar quem realmente quis ficar com Harry até o fim. 


24 comentários:

  1. Por mim a Capricho também devia ignorar Hunger Games, que também é bom demais pra ela. Nós Tributos somos fãs muito antes da Capricho saber que HG existia, e sempre lutamos pra divulgar, nunca precisaremos dela pra ajudar.

    ResponderExcluir
  2. Vocês tem razão,o fim da saga serviu para mostrar quem realmente foi leal a HP todos esses anos! Harry Potter sempre vai ser a maior e melhor saga que já existiu. Os verdadeiros fãs nunca o deixaram, e é isso que importa... agora nosos ídolos vão mostrar que são capazes de interpretar persongens fora de Potter. E que são atores ótimos... e mesmo que apareça outra página dessa revista que esteja escrito "Ema Watson" não importa! Nós sabemoso verdadeiro valor de HP, e isso nunca vai mudar.

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito do texto, Mama (: Entretanto, não acho que as matérias da Capricho vão alterar em alguma coisa os fãs de THG. Como tributo, posso dizer que os fãs de verdade estão aí há anos, bem antes de qualquer notícia sobre o filme e bem antes de qualquer matéria sobre o assunto na Capricho.
    Assim como aconteceu com HP, a revista vai se aproveitar do sucesso da saga para atrair pessoas que vivem de modinhas, e depois vai deixar de lado.
    Os tributos não são tão manipuláveis para entrar nos joguinhos da Capricho.

    ResponderExcluir
  4. Falou tudo, na minha opinião sempre foi uma revista de 5° categoria feita para iludir menininhas tolas. E outra, Harry Potter se tornou a melhor saga do mundo sem precisar dessa revistinha. E eles deviam se sentir culpados por citar a nossa saga desse jeito.

    ResponderExcluir
  5. Concordo até certo ponto. Não acho que eles pararam de citar Potter por "não estar nem aí" e sim porque, infelizmente, a maioria vai esquecer de HP agora com o fim. A capricho é movida por modinhas.

    ResponderExcluir
  6. Matéria perfeita! Obrigada por tirar as palavras da minha boca twittpotter :)

    ResponderExcluir
  7. por que sempre pra falar de Harry Potter vocês tem que falar mal de Twilight? a minha opinião é que os Potterheads tem sempre que, pra falar bem da sua saga, falar mal da dos outros.
    E sabe, fã de Twilight de verdade não é influenciado, fã que é fã odeia quando sai na Capricho e odeia esse bando de POSER que a revista trouxe pra saga e sobre a Capricho ter "feito" Twilight mais do que a Stephenie, pera aí né. Que eu saiba, só tem capricho no brasil, como explicam os fãs em outras partes do mundo então??

    Gosto de HP, acompanho e amo desde o inicio e concordo com o que falaram sobre a Capricho e HP. Mas também sou fã de Twilight e me senti ofendida com o que falaram aqui, eu entrava no site e gostava, mas sinto em dizer que acabaste de perder um leitor

    ResponderExcluir
  8. TWITTPOTTER É PERFEITO... A MATÉRIA DIZ TUDO QUE EU SEMPRE QUIZ DIZER NA CARA DOS EDITORES DA CAPRICHO..
    TAMBÉM ACHO QUE A CAPRICHO ÉÉ MOVIDA POR MODINHAS E ISSO ÉÉ RIDÍCULO

    ResponderExcluir
  9. Falar mal de Twilight? Ninguém aqui falou mal. Você acha justo a Capricho babar tanto ovo na saga ao invés de HP? Ela é visivelmente "Team Twilight". O número de Capas define. HP n tem 1/3 de capa que Twilight tem. Agora quer usar o mesmo esquema pra THG, com qual objetivo? Atrair leitores, fazer a saga ser mais conhecida. E acredite: THG vai precisar disso, pq é uma saga pequena, mas "uns fãs de HP" tão usando como novo fenômeno depois de HP, desmerecendo Twilight, q tem mais fãs.

    ResponderExcluir
  10. Muito boa a matéria, mas percebi um errinho logo no final. HP não é a terceira maior bilheteria - Harry Potter e as relíquias da Morte Parte 2 é - mas juntando a bilheteria de todos os filmes dá um total de 7 bilhões, que o torna a maior franquia cinematográfica da história. Se tiverem como mudar ali no texto, acho que dá mais impacto! :) E mais uma vez parabéns pelo texto, vocês colocaram em palavras uma insatisfação que a maioria dos fãs sente. Gosto desse site porque não é apenas um site de notícias, vocês escrevem textos expondo suas opiniões sobre assuntos que interessam a todos os fãs. Continuem assim!

    ResponderExcluir
  11. O pior é que o besteirol que é essa revista vai ferrar com minha série amada: Hunger Games! Vai virar modinha, a Capricho vai manipular as menininhas vai resumir uma série tão grandiosa, crítica, sobre desigualdades, totalitarismo, revoluções a um triângulo barato, Team Peeta e Team Gale, tudo o que a série não é! Lamentável mas o que acontecerá, Capricho a quase 6 décadas "futilizando" muita coisa boa e exaltando porcarias...

    ResponderExcluir
  12. Resposta pra Anonima que descordou sobre a Capricho ter "feito" Twilight. O Brasil é o país com a maior quantidade de fans de Twilight no mundo, ganha em anos luz de qualquer outro. Então, acho que está respondida.

    ResponderExcluir
  13. Respondendo a "Isabella Ferri" : Não seria humilhar de mais? Está de bom grado dizer que obtemos a terceira maior bilheteria mundial.

    ResponderExcluir
  14. Jay Vassallo: Infelizmente isso foge dos nossos controles. Pela matéria desta semana deles fica visível que HG é o novo "brinquedinho deles" mas provavelmente quando eles perceberem que a saga é mais complexa do que eles esperavam, talvez eles desistam.

    ResponderExcluir
  15. Capricho é um lixo!!! Ignora séries, cantores e atores bons, e fazem capa com artistas podres e idiotas! Tem um monte de capa dos RebeldeS, que é a pior novela do mundo, super tosca! Sem contar nos Colírios, que não fazem nada da vida e só estão na capa porque são bonitos ¬¬ #CaprichoLixo

    ResponderExcluir
  16. Concordo completamente com o que a Andressa do comentário lá de cima disse, THG já está aí a muito tempo e antes mesmo de começar todo essa 'popularidade' já existia muitos fãs/tributos, eu sou tributo e potterhead e dá pra levar os dois tranquilo. E espero que a revista evite usar THG pra ganhar sucesso, pois essa deveria deixar THG e HP pra lá e ficar só com os Twilighters que ainda dão valor a capricho e suas futilidades. Ah, parabéns pelo texto Mama !

    ResponderExcluir
  17. concordo que a capricho erra muito. mas vc só escreveu esse texto pq nao gosta de crepúsculo. eu amo hp, sou fã eternamente. mas chegar ao ponto de vc levar uma rivalidadizinha à um site de grande porte, vc se torna uma pessoa estúpida. twittpotter, vc também perdeste outro leitor.

    ResponderExcluir
  18. Espero que sim, Mama. Já bastam os longos anos se aproveitando do sucesso de HP, usar THG também já é demais.
    E aos anônimos fãs (ou não) de Twilight: o propósito do texto não foi falar mal da saga. A autora apenas disse fatos.
    E preferimos um leitor que sabe respeitar a opinião alheia do que vários que param de acompanhar o site quando não concordam com uma frase.

    ResponderExcluir
  19. Vcs tiraram as palavras da minha boca. Não só a Capricho mas também a Todateen e a Atrevida. Foi na edição de Caio Castro dessa quinzena?

    ResponderExcluir
  20. "E aos anônimos fãs (ou não) de Twilight: o propósito do texto não foi falar mal da saga. A autora apenas disse fatos.
    E preferimos um leitor que sabe respeitar a opinião alheia do que vários que param de acompanhar o site quando não concordam com uma frase." THIS.

    ResponderExcluir
  21. Anônimo porque o senhor não mostra seu nome em?! Porque sabe que esse seu comentário foi completamente desnecessario e sem sentido. Enfim, voltando ao texto, concordo plenamente. A Capricho so coloca coisas sobre Harry Potter para vender, tanto que não vai existir mais nada daqui para a frente em relação a saga, pois para a revista a saga acabou, mas pobre dela, vai perder muito. Alias o que é a Capricho comparada a várias outras revistas que valorizam e sabem fazer matérias decentes, não levando em consideração a opnião do editor.

    ResponderExcluir
  22. A Capricho poderia pelomenos tentar mostrar intereçe pela saga.

    ResponderExcluir
  23. Ja garrei nojo dessa bosta de revista a muito tempo! Porcaria, vai transformar (ja transformou) THG em modinha, ódio maior não há!

    O que vai surgir de Peetetes e Galetes não ta escrito!

    Vão focar no lance do triângulo amoroso, e a questão política e social da coisa vai ser jogada no ralo, assim como tudo o que presta.

    Um verdadeiro coador às avessas.
    Pior é que tem gente que ta começando a abusar da saga sem nem ter lido por causa disso, achando que é só mais uma porcaria super valorizada.
    O que resta é tentar resistir a essas coisas como fã de verdade que leu os livros muito antes desse burburinho todo e tentar não perder a cabeça completamente com os posers que virão.

    ResponderExcluir
  24. A Capricho só está falando de THG, por causa do filme que vai lançar, e ela sabe, que será um sucesso. Por isso, tá publicando matéria falando dos homens bonitos que tem no filme (que é só isso que a revista sabe falar), trailers... é tudo fingimento pra dizer que gosta do filme e que a revista é fã. E o mesmo fizeram com HP, quando o último filme tava em todas as mídias eles ficaram fingindo que estavam tristes, mas o íncrivel, é que eles só falam do filme quando tá famoso. É ridículo o que eles fazem, parece que tudo que existe no mundo é garotos bonitos. E ficam iludindo essas meninas fúteis e bobinhas a ficar lendo esse lixo de revista. E uma das piores coisas que ela tem é essa coisa de colírios, é horrível essa competição pra ver qual menino é mais bonito, e o jeito como ela prende essas meninas a ficar votando e lendo as idiotices que esses garotos postam é lamentável.

    ResponderExcluir